Afinal, o que é SEO?

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#1

Oi pessoal,

É indiscutível a importância do SEO (Otimização para os Mecanismos de Buscas) nas lojas virtuais para que se consiga uma ótima posição nos rankings de buscadores como o Google.

As lojas Nuvem Shop são totalmente preparadas para o SEO, mas você realmente está otimizando a sua loja?

Afinal, o que é SEO? Este tópico é dedicado ao debate sobre SEO, quais as dicas e estratégias que podemos compartilhar entre todos nós? Quais as perguntas que podemos fazer para entender melhor a Otimização para os Mecanismos de Busca?

Um abraço


#2

Carlos, tudo bem?

Primeiramente, bem legal a ideia do tópico.

Gostaria de compartilhar alguns conteúdos que produzimos para enriquecer ainda mais o debate.

Primeiro, um curso da nossa Universidade do E-commerce: https://nuvemshop.com.br/universidade-ecommerce/seo-para-ecommerce

Segundo, um vídeo que gravei pro nosso canal do YouTube: https://youtube.com/watch?v=bfUOm-Gs_dA

Espero que ajude :smiley:


#3

Olá,pessoal! Estou migrando p/ a nuvem , porem, a prinicípio estou com receio de encerrar a minha loja (que ja tem mais de uma ano) na outra plataforma devido ao fato de perder todo meu organico e zerar tudo…
Alguém te alguma ideia a sugerir?
A Nuvem tbm tem alguma ferramenta para captar o seo já conquistado ??
Abç


#4

Olá @alfaaomega, tudo bem?

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a sua participação neste fórum. Sua pergunta foi muito pertinente e tenho certeza que muitos poderão aproveitar esta discussão.

Migrar de plataforma tem sempre as suas dificuldades. A grande questão a ser analisada é: de onde vem a maior parte do seu tráfego orgânico?

Se o seu tráfego orgânico é oriundo de sua URL principal, ou seja, o www.minhaloja.com.br, então eu sugiro que faça a migração sem medo, pois a maior parte do tráfego não será perdida.

Entretanto, se a maior parte do seu tráfego é oriunda das demais URL’s do seu site, por exemplo, www.minhaloja.com.br/produto-mais-visitado.html, aí eu sugiro um pouco mais de cautela.

Isto porque, ao migrar para a Nuvem Shop, a estrutura das URL’s dos produtos deverá mudar para www.minhaloja.com.br/produtos/produto-mais-vendido.html. Ou seja, este é um novo endereço na Internet e será indexado pelo Google como uma nova página.

O ideal para não perder o tráfego, neste caso, seria realizar o Redirecionamento 301, mas hoje a Nuvem Shop não disponibiliza deste recurso.

Portanto, pense bem nisso antes de concluir a sua migração! :wink:

Um abraço
Carlos


Prepare-se para o Natal
#5

Muito bom abordar esse tópico na nossa comunidade :wink:

Realmente o SEO é muito importante nas lojas online, muita gente se pergunta o porque investir no SEO se podem investir no Google AdWords, que são os anúncios pagos do Google.

Essa é realmente uma boa pergunta, mas muitas dessas pessoas não sabem que pelo menos 70% dos cliques nos links das páginas do Google por exemplo, são feitos na busca orgânica, contra 30% que são feitos nos anúncios pagos. Então, reforço aqui a importância de trabalhar e investir no SEO da sua loja!

Recomendo a todos vocês, o vídeo que nosso colega Bruno Fernandes, lider de content strategy da Nuvem Shop fez relacionado à SEO.

Como usar SEO para dar mais visibilidade à sua loja online

:smile:

Abraços


#6

Esse é o grande problema da NuvemShop, não poder fazer o redirecionamento.
Sugiro nesse caso que mantenha a antiga loja e use a tag canonical. Para direcionar para nova loja.

Agora pergunto para a NuvemShop, porque não há possibilidade de fazer o redirect 301?
Já que segundo vocês mesmo dizem, a Nuvemshop está “totalmente preparada para SEO”?

Embora vi no blog que dentro da plataforma ao mudar uma URL já é criado automaticamente a tag canonical


#7

[Dica SEO] O que fazer com páginas de produtos descontinuados?

Muito comum em Ecommerce ter um produto que o fabricante não fabrica mais, ou que saiu de linha, ou até mesmo que não encontramos mais para a revenda. E essa página está bem otimizada nos buscadores e seu Ecommerce apresenta produto “esgotado”. Por ela estar bem indexada, não devemos excluí-la, mesmo que não tenha mais o produto, não perca uma indexação que está no Top 3, para ficar em décimo em um produto novo até ele atingir alguma relevância.

Minha dica é, coloque um produto similar, se não for possível, mantenha a página e crie produtos relacionados, a Nuvemshop tem um aplicativo grátis para isso, dessa maneira você não perde a página que demorou para conquistar o topo e mostra aos seus clientes opções para suprir a ausência do produto.


#8

Ótima dica, @casualpiercing!

E pra quem tiver o interesse, pode baixar gratuitamente o aplicativo de Produtos Relacionados, clicando aqui.

Um abraço


#9

[Dicas SEO cadastro de produto painel Nuvemshop]

Bom vocês já devem estarem me achando um chato de tantas vezes escrever por aqui, mas meu objetivo é passar a ajuda que não tive logo que comecei, então deixarei aqui mais uma dica de SEO, para que sua loja fique bem na foto do Tio Google.

No painel da nuvemshop, quando cadastramos um produto, logo abaixo na última parte tem o menu
"Configurações avançadas de SEO"

Titulo para SEO
O título deve ter 55 caracteres, começar com a palavra chave e estar no H1

Descrição SEO
A descrição deve ter 155 caracteres, informando a características do produto, imagine o que seu público gostaria de ler e no final coloque o “Confira” “Entre em nossa loja e confira” Saiba mais…"

São pequenas práticas que ajudarão a ter um posicionamento melhor, lembrando que SEO é um conjunto de várias técnicas que faz com que o Google de maior relevância a sua loja.

OBS: No título 55 caracteres e na descrição 155 caracteres são o padrão da Nuvemshop para uma boa otimização,
pois no SEO esse número pode aumentar para 70 e 160 caracteres respectivamente.
Me corrija se estou errado @Carlos.


#10

Continuando…

Veja o exemplo abaixo, como o Google irá mostrar o seu produto, preenchendo adequadamente os campos da Configurações avançada de SEO.
O título não foi cortado, por conta da quantidade de caracteres certa, assim como a descrição.
O cliente buscou "piercing captive folheado a ouro", e obteve esse resultado, o título é exatamente o que ele queria, e a descrição dando uma idéia clara de como é o produto.
Produto na primeira página.

Observe abaixo um exemplo totalmente fora dos padrões. Pesquisando a palavra "brinco de bijuteria"
O título é muito grande, assim como a descrição, não dando ao cliente o que ele busca.
Produto na décima segunda página do Google

Nitidamente o título e a descrição não foram preenchidos corretamente, dessa forma o Google “pegou” alguma informação dentro da loja e inseriu nos resultados.
Veja como é importante fazer essa configuração correta.


#11

@casualpiercing,

Na meta title (Título para SEO) eu acredito que podem ser inseridos mais do que 55 caracteres na Nuvem Shop. O ideal seria 64.

Na meta description (Descrição para SEO) está correto. O padrão Nuvem Shop são 155 caracteres.

Vale lembrar que, antes de tudo, o campo Configurações Avançadas de SEO é uma oportunidade de criar anúncios utilizando estratégias de marketing. SEO não é feito somente para o Googlebot (robô do Google), mas essencialmente para o usuário (seu cliente).

Por isso, não deixe de usar palavras-chave no título para SEO, descrição para SEO e URL, mas jamais deixe de usar call to actions para os clientes clicarem nos seus anúncios.

Exemplos de call to actions: Clique Aqui, Confira, Não Perca, Compre Agora, Compre Online, Compre Já e por aí vai.

Um abraço


#12

Olá, Pessoal

Como estão ?

Muito legal essas informações. Sou novo nessa área. Gostaria de aprender a fundo sobre SEO para ajudar minha loja. Alguém conhece algum curso bom de SEO para indicar?

Valeus

Wesley


#13

Boa noite Pet, eu estudei e ainda estudo muito sobre SEO, se você não sabe nada ou pelo menos o básico, um bom curso é da Mestre Academy, inclusive tem um focado só para Ecommerce, eu fiz esse curso, porém como eu já tinha um certo conhecimento, eu não gostei pois não me trouxe nada de novo.

Eles são considerados a referência em SEO aqui no Brasil, visite o site deles e analise os cursos


#14

Muito obrigado pela indicação casualpiercing. Vou dar uma olhada nos cursos.


#15

@petbuddy,

Tudo o que aprendi sobre SEO foi seguindo a agência Conversion e a Agência Mestre. Não posso dizer hoje que sou um especialista na área, mas tenho bons conhecimentos no assunto.

Existe um curso 100% grátis da própria agência Conversion e outro da Universidade do E-Commerce da Nuvem Shop.

E já que estamos falando de Nuvem Shop, você pode assistir a esta palestra que eu dei semana passada falando sobre Google e SEO. :wink:

Espero que aproveite os conteúdos.

Um abraço


#16

Pessoal,

Acabei de ler um artigo com as 14 tendências de SEO para 2016.

Vale a pena a leitura!

Um abraço


#17

Muit Obrigado Pela dicas Carlos. Vou dar uma olhada no curso


#18

Bom galera faz tempo que não posto nada, então estou aqui novamente pra passar um pouco do que aprendi sobre SEO.

Todo mundo sabe, que é segredo guardado a 7 chaves, de como o algoritmo do Google trabalha para encontrar um site e/ou melhor como ele consegue entender como um conteúdo seja relevante ou não.

Fazendo alguns testes seguindo um video que vi na internet, o Google identifica o seu conteúdo e analisa se ele é relevante através do assunto que trata sua palavra chave.
Vejamos: Se sua loja vende bijuterias, sua palavra chave é bijuteria, quais palavras chaves “combinam”?
Mulher, orelha, pulseiras, brincos, moda, elegante, beleza etc

Se o seu conteúdo for assim: a loja, a mais conceituada, trabalhamos para melhor atende lo, homens, essas palavras não combinam com bijuterias.

Ou seja, crie um conteudo que combinem com suas palavras chaves, façam um teste em algum produto da sua loja, atualize a descrição do conteúdo, veja qual posição ele está e depois de um tempo volte a medir o ranking dessa palavra, verá que a página em questão, melhorou muito o seu posicionamento.

Você pode usar esse site para medir o posicionamento das suas palavras chaves e free rank mestre


#19

Não sabe fazer SEO? Veja os requisitos para encontrar um bom profissional.

Profissionais de SEO segundo o Google

É o que digo para meus clientes, é impossível garantir a primeira página, garantimos sempre um trabalho de otimização conforme as diretrizes do GOOGLE.


#20

Fala Galera

Estava pesquisando e encontrei uma ferramenta do google que se chama “Google Meu Négocio” que faz integração com o analytics, adword e o insight. Achei bem interessante por que também é uma forma de ser encontrado. Alguém já utilizou ou utiliza ?