Conversões x Acessos / Check-out / Plataforma

Pessoal, tudo bem?

Somos do Diário Íntimo Store, estamos há 3 anos no mercado. Como a maioria dos lojistas, temos grandes dúvidas, na verdade, três. Caso queiram responder com suas experiencias e histórias, ficaremos muito gratos. Toda ajuda é válida pra todos nós.

1. A plataforma pode interferir na conversão?
  2. O check-out one page (quando o cliente efetua a compra em uma unica tela), é de fato pra vocês o milagre das conversões?
  3. Qual a melhor plataforma do mercado hoje?
  4. Segundo pesquisas, somente 2% dos seus acessos de fato vão comprar em sua loja, ou seja, de 1000 acessos, somente 20 conversões… É uma porcentagem real pra vocês?

Desde já agradecemos pessoal.
Fica aqui nossa loja virtual para avaliação de todos (www.diariointimo.com.br)

Obrigadaaaa!

OI @diariointimo tudo bem? Suas dúvidas são as mesmas que me acompanham já ha alguns meses. Tenho a loja virtual há pouco mais de 1 ano, sendo que há apenas 7 meses decidi que quero realmente fazer disso um grande negócio. Ainda estou no começo e aprendendo, então o que vou te responder se baseia muito em coisas que vi e ouvi nesse período, minha opinião como lojista e também na minha experiência como CLIENTE de outros e-commerces:

1. SIM, acredito que a plataforma pode interferir na conversão, por “n” motivos. Um exemplo: em qualquer reportagem que você encontrar falando para um cliente “como escolher uma loja virtual”, a primeira recomendação é para procurar pelo certificado de segurança (aquele cadeadinho, e a URL iniciando com httpS). A nuvemshop não oferece essa opção, é uma questão inerente à plataforma. Também tem a questão de bom funcionamento: não travar, não cair, etc etc. (Não estou dizendo que a nuvemshop trava ou cai toda hora tá - apenas que esse tipo de situação é inerente à plataforma).

2. CHECKOUT ONE PAGE: não acredito em milagres, fórmulas mágicas ou vendedores de sonhos. Mas como compradora acho que um checkout one page, ou então algum te te mostre desde o primeiro instante quantas e quais etapas faltam para chegar ao fim faz diferença sim e pode de fato aumentar a conversão (isso é diferente de fazer milagre). O Checkout da nuvem shop, na minha opinião, tem MUITO a melhorar. E nesse período que estou na plataforma não vi sequer uma tentativa de melhoria nesse sentido.

3. MELHOR PLATAFORMA: Acho que isso depende muito do que você quer para o seu negócio, do tipo de ferramentas que precisa / sente falta, e do quanto quer investir. Enxergo a situação assim: hoje tenho um fusquinha (nuvemshop); o sonho de consumo é uma Ferrari (“a melhor plataforma”), mas no momento se eu conseguir um Hiunday HB20 completinho, com custo/benefício compatível e que comporte o crescimento que tenho projetado para os próximos 4 ou 5 anos, está ótimo. Mas principalmente: quero uma plataforma que eu perceba que quer evoluir, que quer acompanhar a evolução do mercado e dos seus clientes, que tenha de fato o compromisso com a melhoria.

4. % CONVERSÕES: não me recordo o número certinho agora, mas hoje ainda tenho uma % de conversão muito baixa. A principal questão é: qual o real motivo disso? Não sei se estou perdendo vendas pela dificuldade que o cliente tem em usar a plataforma, se é por causa da forma de pagamento, se ele se sente inseguro por não conhecer a loja, se encontrou preços e condições melhores em algum concorrente, se não encontrou o produto que queria, se não quer pagar o frete (em alguns casos o frete é mais caro que o próprio produto) … são muitas coisas. Estou trabalhando hoje para tentar resolver as situações que consigo (por exemplo monitorar os $$, aumentar a variedade de itens, etc) e com isso ir eliminando parte dos motivos. O que é inerente à plataforma (como o certificado de segurança, o checkout não muito amigável, etc) vai ter que esperar até que eu possa migrar meu negócio para outra plataforma.

Não sei se essas respostas são exatamente o que você esperava, mas é o que posso contribuir nesse momento :slight_smile: Estamos todos no mesmo barco!

@diariointimo Olá Michel tudo bem?

Legal seus pontos. Vou tentar passar um pouco da experiência que tenho acumulado ao longo dos anos pra tentar te ajudar a clarear um pouco e fomentar o debate (pois acho que todos saem ganhando com isto). Vamos lá:

1. A plataforma pode interferir na conversão?
    R: Sim. A plataforma precisa sim se preocupar com os fatores que já são comuns para compra em qualquer e-commerce daquela região. Por exemplo, você não vê plataformas fazendo sistemas para os lojistas (ao menos aqui no Brasil sem padrão Vitrine - Produto - Calculo de Frete - Cadastro - Frete (Confirmação - Meio de Pagamento - Status Pedido).
    Mas vale lembrar que se o lojista não faz a parte dele a plataforma não faz milagres Agora vamos pensar que a plataforma faz tudo ok lá para o lojista, mas ele coloca banners horríveis, descrição do produto péssima e o que dizer das fotos dos produtos… Aqui o problema é a visão de que as pessoas querem coisas muito boas com investimentos quase a zero, o que acaba não existindo… O Famoso BBB - Bom, Bonito e Barato - não existe no mundo dos negócios.

2. O check-out one page (quando o cliente efetua a compra em uma unica tela), é de fato pra vocês o milagre das conversões?
    R: Não é um milagre não. Lembro-me bem disto quando chegou ao Brasil, estava em uma grande companhia, onde tinha acesso aos maiores players do E-commerce no Brasil e todos festejavam como sendo o grande salvador da pátria… Ele de fato melhora para alguns segmentos mas nunca vi nada tão significativo assim em performance.

3. Qual a melhor plataforma do mercado hoje?
    R: Defina melhor? Porque pergunto isto? Diariamente recebemos diversos orçamentos sobre e-commerce aqui na MT e muitos clientes querem recursos que eles mesmos não sabe o porque utilizar aquilo ou então falam “Porque é legal”. Estamos tratando de um negócio aqui e não apenas de gostos. Então é super importante avaliar quais são os recursos fundamentais para que você possa fazer 4 fases que chamamos: 1º Realizar as primeiras vendas, 2º Atingir pelo menos 90 vendas mensais 3º Atingir ao menos 300 Vendas por mês 4º Realizar ao menos 900 vendas por mês. Para todas estas etapas não temos dúvidas que a Nuvem Shop é sim uma das melhores plataformas do mercado, principalmente para as 3 primeiras fases. Na quarta fase é algo que na nossa visão depende muito mais da organização dos processos do E-commerce do que da plataforma em si. Porque tecnicamente você consegue ter uma loja na nuvem shop que realize pedidos a cada minuto durante todos as horas e dias de um mês. Mas será que seu e-commerce está preparado para isto?

4. Segundo pesquisas, somente 2% dos seus acessos de fato vão comprar em sua loja, ou seja, de 1000 acessos, somente 20 conversões… É uma porcentagem real pra vocês?
    R: Depende do Setor, ramo, tempo de medição, etc. Na maioria dos clientes aqui da MT quando falamos de Acessos Orgânicos, nossa taxa está próxima de 3%. Para que cada vez mais melhore a performasse, sempre é importante trabalhar para que o cliente busque por exemplo Suco de Laranja, seja levado de fato para uma página que mostre o produto de Suco de Laranja. Queria saber aqui quantos clientes de fato trabalham no SEO de todos os produtos e páginas de modo efetivo, e claro fazem a medição se melhorou ou piorou aquela página nos mecanismos de busca.

Espero ter ajudado
Um Abraço
Mateus Toledo | MT Soluções

@Mateus_MT-Solucoes, destaco duas frases suas que concordo 100%, e não falando apenas em e-commerce mas de negócios como um todo: “Vale lembrar que se o lojista não faz a parte dele a plataforma não faz milagre” (nem a loja física, nem o whatsapp, nem qualquer outra forma de interagir com o cliente B2C ou B2B) e “estamos tratando de um negócio aqui e não apenas de gostos”.
Perdi a conta de quantas vezes ao longo da minha vida profissional (a maior parte dela não foi como lojista) precisei falar algo parecido a pessoas que esperavam soluções mágicas para os problemas ou que tratavam o desenvolvimento de um produto como sendo uma questão de gosto pessoal e não de atender à demanda de quem iria usar o produto. Só vim aqui aplaudir sua colocação!!! :clap:

Quase acreditei que esse MTSoluções era de fato alguém da comunidade. Mas este post tá com cara de fabricado

Olá @natanloterio eu sou um cara real e não sou fabricado não ^.^

Sou Diretor da MT Soluções, atuo com e-commerce desde sempre.
Não sou eu mas minhas experiências falam por mim, já fui Key Account de grandes contas em diversos momentos da minha carreira. Se quiser ver meu CV só dar uma olhadinha no meu Linkedin: https://br.linkedin.com/in/mateustoledo

Espero ter ajudado
Mateus Toledo