Desistências nas compras por Boleto Bancário

Estou há menos de um ano com a loja virtual e há poucos meses me dedicando exclusivamente a ela. Neste período, principalmente nos últimos 2 meses, tenho observado um volume grande de desistências por parte do clientes que escolhem como opção de pagamento o Boleto Bancário.

Não são os carrinhos abandonados - são clientes que fazem o pedido por completo, emitem o boleto para fazer o pagamento e depois não pagam mesmo. :anguished: Gostaria de ouvir de outros lojistas se isso é tão comum mesmo ou se notaram um aumento desse tipo de ocorrência recentemente.

Olá!

Percebi que isso acontece na minha loja também.
Tentei investigar e vi que os principais motivos são:

1. A pessoa não recebeu o link com o boleto
    Talvez ela tenha digitado o email errado, ou caiu no spam, e ela não achou.

2. A pessoa esqueceu de pagar o boleto

De qualquer forma, sempre que eu entrei em contato com a compradora, ela acabou comprando (pediu para reenviar o boleto, ou refez a compra pagando com cartão).

Sugiro sempre entrar em contato com o cliente quando isso acontece!

Boas vendas!
Ho

oi @mienscloset, obrigada por sua resposta :slight_smile:

Eu entrei em contato com alguns e não tive a mesma sorte que você …rsrs… no meu caso, a maioria dos que contatei disseram que estavam só “dando uma olhadinha”, outros nem me retornaram. Já aconteceu inclusive da pessoa pedir um 2 boleto, imprimir e depois desistir de vez.

Acho que numa certa proporção isso faz parte do negócio, da mesma forma que na loja física às vezes o cliente tenta passar o cartão e é recusado.

um abraço!

Boa tarde,
Já me aconteceu isso algumas vezes também e em alguns casos em que o cliente marca como forma de pagamento a combinar, onde seria transferência bancária.
Sempre entro em contato com o cliente e em alguns casos me informam que era compra de teste, outros nem respondem, mas já aconteceu também de cliente insistir que tinha feito a transferência, mas ao solicitar o comprovante o mesmo não respondeu mais.
Considero que a maioria dos casos seja fraude de compra.

abraço e boas vendas!
Renato Santos

Oi Renato, obrigada por compartilhar a sua experiência. Em muitos casos eu fico em dúvida se é apenas alguém com dificuldade pra usar o ambiente virtual ou se é uma tentativa de fraude. Mas o fato é que em 99% dos casos aqui são vendas sem recuperação.
Um abraço!

Seria o famoso cliente IBGE? Aquele que vive fazendo pesquisas e nunca compra? rsrsrs
Brincadeira, mas realmente compra por boleto, muitas vezes a pessoa não compra porque esquecem, algumas por preguiça de ir até algum lugar para pagar, tem muitos casos que pode levar a desistência, até mesmo o link do boleto cair em caixa de SPAM.
Vocês já deram um passo importante, que é entrar em contato com o cliente, isso mostra que a loja é séria e no futuro esses clientes pode até voltar.

oi @emporiocanecas … rsrs… adorei o “cliente IBGE”! Pra vc ter dado até um nome é pq é mais comum do que eu imaginava rsrsrsrs.

Olá empreendedores, vocês aguardam a data do boleto bancário para cancelarem o pedido? Tenho um que venceu ontem e não sei como proceder; Grata

@ZaraMimos eu espero o vencimento do boleto + 3 dias que é o prazo de compensação do boleto, aí eu cancelo (na verdade deixei programado o cancelamento automático - não lembro pra te indicar como faz isso mas se quiser pede ajuda pro pessoal do suporte, sei que é facinho de fazer!).

É um pouco chato pq muitas vezes acontece de fazerem boletos para produtos que tenho poucas unidades em estoque e aí o produto fica indisponível para outros clientes que de repente comprariam de fato, mas enquanto trabalho com estoques baixos não tem muito o que fazer mesmo.

No meu caso, a maioria dos boletos não se confirma mesmo. Já tive um caso de confirmar no último dia desse limite, e de clientes que muitos dias depois entraram novamente no site e refizeram o pedido (e aí fizeram o pagamento). Nunca me aconteceu de receber uma confirmação de compensação do boleto após o cancelamento.

Grata, fico na mesma situação com o estoque baixo…

Eu também já tive muitas compras sem o cliente finalizar o pagamento. Até mesmo no cartão. O pedido finaliza mas não conclui a parte do cartão. As vezes entro em contato as vezes não. Teve um cliente da Bahia que comprou no meu site quase 2 mil reais. kakakakaka ele teve paciência, pois meus produtos são baratos até atingir este valor, muitos itens adicionou no carinho. Será que pensam que vão receber a caixa lá tipo mágica? Levei um susto quando vi não acreditei.