Dicas para melhoras suas vendas


#1

Boa noite pessoal,

É a primeira vez que entro na comunidade da Nuvem Shop e vi algumas pessoas informando que tinham poucas vendas e algumas que até mesmo não tinham vendas, e resolvi criar esse texto pra ajudar essas pessoas baseado no que aprendi com os 2 anos que trabalho com isso. Sou CEO da loja virtual/marca de roupas chamada Treze Core, comecei minha loja virtual no início de 2014 e levei cerca de 3 meses para ter 1 venda e cerca de 7 meses para começar ter vendas significativas e dedicar meu tempo todo a isso. Atualmente a Treze Core vende cerca de 300~400 pedidos por mês e é revendida por mais de 30 lojas físicas por todo Brasil, ainda não é muito, mas pelo tempo de mercado e investimento inicial super baixo que teve, creio que consegui fazer um ótimo trabalho.

Então vamos lá, escrevi bastante, então não deixe de ler e nem tenha preguiça, pois acho que são dicas muito boas pra quem está começando agora, e até quem já está no negócio a um tempo. E quem tiver sugestões e dicas de vendas se possível comentem pois a troca de informação é essencial para a melhora de cada um.

1. APARÊNCIA/LAYOUT

A aparência da sua loja virtual é o principal ponto para se ter vendas, vc deve ter sua loja com um layout bonito, limpo, e que seja profissional, que passe credibilidade para o cliente na hora de comprar. Slides e logotipos de qualidade são essenciais para passar segurança para os clientes. Ajuda bastante quem administra a loja virtual ter conhecimento em Photoshop/Illustrator/CorelDraw para criar propagandas de qualidade.

2. FOTOS DOS PRODUTOS

As fotos dos produtos é outra parte muito importante para se ter vendas, e uma parte em que a maioria dos lojistas que estão começando agora mais pecam. As fotos devem ter qualidade e principalmente, um padrão. Todas as fotos do seu site deve ter o mesmo estilo, e que destaque bem o produto, sem fundos muitos coloridos que tirem a atenção do produto. Procure ter fotos de todos os ângulos do produto, pois o cliente precisa saber exatamente como é o produto. E evite usar montagens em produtos, sempre mostrar a foto REAL do produto.
Para se ter boas fotos é bom utilizar câmeras boas, caso não tenha, utilize o celular mesmo para fazer as fotos, e nunca faça fotos em um local fechado, com pouca iluminação, pois o celular/câmera em locais escuros irá clarear o lugar artificialmente fazendo a foto perder qualidade e ficar com ruídos, com isso sempre tire fotos dos produtos em lugares claros, a luz do sol irá te ajudar muito. Para melhorar ainda mais suas fotos vc pode utilizar o programa Adobe Lightroom, que é o melhor e mais usado programa para edições de fotografia.

3. NOME DA SUA LOJA VIRTUAL

O nome da sua loja é muito importante para que os clientes lembrem fácil da loja virtual e que seja um nome único e exclusivo, um exemplo, tenho um amigo que criou uma marca de roupa/loja virtual com o nome de Viking Clothing, Viking é um nome SUPER comum, não tem nada de exclusivo nisso, então será muito difícil ele ter resultados no google, pois procurando por VIKING CLOTHING no Google vc encontrará apenas roupas de Vikings kkkkk. Tente evitar usar nomes estranhos, e principalmente palavras em inglês, pois por mais que seja palavras básicas, muitas pessoas com pouca escolaridade podem ter dificuldade em encontrar sua loja virtual. Pense em um nome que pesquisando no google haverá apenas sua loja virtual em destaque por esse nome.

4. SUPORTE

Um ótimo suporte na sua loja virtual é o que fará com que um cliente em dúvida compre com vc, e um cliente que já comprou de vc volte a comprar com vc. Faça o possível para responder seus clientes o mais rápido possível, com educação e explicando bem as coisas, pois eles desistem fácil de comprar, e tente oferecer o maior número possível de contato, sendo por: telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp, quanto mais maneiras do cliente poder se comunicar é melhor.

5. PÓS VENDA

Bastante lojistas hoje e até mesmo lojas grandes tem um péssimo pós venda, pois não se importam mais com o cliente depois que ele já comprou, irei dar 2 exemplos de coisas que já aconteceu comigo e algo que aconteceu com um cliente meu comprando na minha loja:

Minha experiência pós compra com a CASAS BAHIA:
Fiz uma compra na loja virtual da CASAS BAHIA de 1 cadeira e 1 box de livros, a compra dava cerca de 400 reais, iria fazer o pagamento por PayPal e selecionei os itens normalmente e finalizei corretamente e a compra foi concluída. Após finalizar o pedido verifiquei o e-mail onde constava 1 tapete junto do pedido no valor de 300 reais, porém EU NÃO COMPREI este tapete, não sou nenhum leigo que clicou sem querer ou algo do tipo, e em nenhum momento o tapete apareceu no meu carrinho de compras, ele só apareceu no e-mail de confirmação de pagamento do PayPal. Com isso entrei em contato com a CASAS BAHIA parar cancelar o tapete, claramente um erro do site e resumindo, no final das contas. Depois de 2 meses tive a devolução do meu dinheiro, e depois de 3 meses entraram em contato comigo perguntando se meu problema foi resolvido.
Com isso nunca mais irei comprar nada na Casas Bahia, e não recomendo a ninguém, e falo mal da loja em toda oportunidade que posso, por exemplo aqui rsrsrs.

Pós-compra de um cliente na minha loja virtual:
Após o pedido de um cliente chegar, ele havia reclamado que uma camiseta havia chegado furada, enviando juntamente uma foto. Após receber a foto verifiquei o nome do cliente e número do pedido, e já separei uma peça no estoque para enviar pra ele novamente, e enviei uma camiseta a mais pra ele de brinde pra compensar o ocorrido, e isso tudo no mesmo dia. Ele agradeceu bastante e falou que vai recomendar a loja pra todos amigos dele.

Essa pós-venda com esse cliente foi muito boa e provável que irei conseguir novos compradores através dele, pois tive um atendimento rápido e sem frescura e ainda dei um brinde pro cliente, o cliente ficou MUITO satisfeito, o que poderia se tornar frustrante em algumas outras lojas que só trocam produto com defeito após o cliente enviar de volta para a empresa, o que gera muita demora pra receber o produto de volta.

6. ANÚNCIOS NO FACEBOOK

Como já dizem, a propaganda é a alma do negócio, não ache que sua loja virtual vai vender sem propaganda, pois não vai. Vc precisa investir nela para depois de algum tempo ela começar gerar vendas. Não tenho experiência em propaganda em ADWORDS então não irei falar sobre, já utilizei, mas não obtive retorno então parei de investir lá, então o que irei falar, é válido para os anúncios do Facebook e pode não funcionar da mesma maneira no Adwords.

Para fazer uma bom anúncio no facebook vc deve primeiro de tudo saber o seu público alvo, no Facebook na hora de anunciar vc pode escolher coisas como: Idade, sexo e interesses, e saber escolher essas funções de maneira correta é fundamental para se ter um anúncio de sucesso.
Exemplo:
Loja virtual focada em venda de skates: Fazer anúncio focados para pessoas com idade máxima de 50 anos, para ambos os sexos, e que tenha como interesse SKATE.
Loja virtual focada em venda de materiais de tatuagem: Fazer anúncio focados para pessoas com idade máxima de 60 anos, para ambos os sexos, e que tenha como interesse Tatuagem.

Foi apenas um exemplo, mas vc pode ter uma base melhor ainda como por exemplo idade e gênero, de acordo com infográficos do seu site que vc consegue no Analytics. (Pra quem não conhece a ferramenta só pesquisar por ‘Google Analytics’ e ler sobre)

Depois de escolher seu público alvo vc deve saber destacar os produtos alvos da sua campanha, e ser claro e objetivo com VALOR e COMO COMPRAR. Pra ficar mais simples o entendimento da maioria, irei fazer 2 exemplos com imagens do que fazer, e do que não fazer.

Exemplo 1 - O que NÃO FAZER(A imagem é uma montagem, apenas para mostrar o que não fazer):
Link da imagem: http://i.imgur.com/a4lxYMu.jpg
Na imagem deste Exemplo 1 vc verá que há de texto apenas o link da loja virtual, sem nenhuma informação de o que está sendo vendido, o valor do produto e como vc compra o produto, e já vi algumas lojas fazerem exatamente isso em anúncios. E depois ainda reclamam que não ajuda anunciar no facebook. E a foto apesar de ser legal não é recomendada para anúncios que vc deseja ter VENDAS, pois é uma foto mais para lookbook, pois não destaca os produtos, e sim os modelos, esse tipo de foto é boa pra ser utilizada em campanhas que tenha como foco alavancar as curtidas em sua página, e não tenha como principal alvo vendas, pois esse tipo de foto dá mais curtida e mais alcance que fotos com produtos destacados.

Exemplo 2 - O que FAZER(Imagem real de anúncio feito na semana passada em uma campanha da Treze Core)
Link da imagem: http://i.imgur.com/5VXhz8A.jpg
Na imagem deste Exemplo 2 vc verá que no texto estou informando claramente que é uma promoção APENAS no fim de semana, seguido do valor do produto de R$ 25,00, e que compras acima de R$ 150,00 o frete é grátis, e abaixo finalizando informo o site para comprar. Informei TUDO que o cliente precisa saber no anúncio, e tudo que é o mais convidativo pra ele. E utilizei um outro tipo de foto, dando destaque somente para os produtos. Essa campanha felizmente foi um sucesso e gerou 73 pedidos concretizados nesses 3 dias, o que foi bastante por conta de fins de semanas terem menos compras, e foi investido R$ 300,00 na campanha para ela rodar durante todo o fim de semana(3 dias).

Tentem fazer campanhas durante todo o mês, se possível múltiplas campanhas, cada uma focando em um produto ou categoria do seu site, sabendo fazer um anúncio correto certamente vc terá retorno, para os que tem medo de investir, tente investir R$ 100,00 durante 1 semana como teste, e veja qual será o resultado, tente fazer campanhas com públicos diferentes para saber qual campanha teve público melhor. Outra coisa que irá ajudar muito fazendo anúncios no facebook são as curtidas da sua página, pois as vezes vc acaba não tendo muitas vendas concretizadas porém acaba tendo bastante curtidas novas na página, o que ajuda MUITO na divulgação da loja, branding e confiança de clientes novos, pois é muito mais fácil confiar em uma loja virtual em que a página do facebook tem 10 mil curtidas, bastante comentários de clientes elogiando, do que uma página com 300 curtidas e poucas postagens, etc… Hoje a página da Treze Core tem mais de 175 mil curtidas, quando comecei fazer anúncios com mais frequência, a cerca de 20 meses atrás ela tinha umas 3 mil curtidas.


Faça tudo com o máximo que puder de profissionalismo, capriche em tudo, e tenha paciência, que se o seu negócio for bom com certeza com o tempo ele irá vender muito.

Quem tiver alguma dúvida pode comentar que irei responder assim que possível.

Página do Facebook: https://www.facebook.com/trezecore/
Loja virtual: http://www.trezecore.com/


#2

Olá @trezecore2, muito bom ver vocês na nossa Comunidade Nuvem

Realmente você passou boas dicas neste tópico, espero que mais pessoas possam aproveitá-las!

Grande abraço