Dicas sobre Google Analytics

googleanalytics

#1

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não
se define o que não se entende, ou seja, não há sucesso no que não se
gerencia, já dizia W. Edwards Deming.

Vamos compartilhar dicas sobre o Analytics, essa poderosa ferramenta para medir as métricas do seu Ecommerce.


#2

Bloqueando Spam Bots

Spam bots são aqueles endereços que aparecem em Aquisição/Todo Tráfego/Origem Mídia.

Uma das piores coisas que tem no Analytics são os spam bots, sites que vem da China, Rússia, Croácia e outros lugares e visitam nosso Ecommerce. Pra que? realmente não sei, mas sei como bloquear.

Quando temos muitas visitas desses sites, aumenta a taxa de rejeição, além de dar a falsa impressão que temos muitas visitas em nosso Ecommerce, mas não são visitas reais, pois esses spambots são apenas máquinas.

Para bloquear essas visitas indesejadas siga esses caminhos

Clique em Aquisição /Todo Tráfego / Origem Mídia.
Você verá diversos sites de origem duvidosa tipo esse darodar.com

Copie esse endereço e depois vá em Administrador / Filtro / Adicionar Filtro

Nome do Filtro (de um nome)
Tipo de filtro ( personalizado)
Excluir (deixe marcado)
Campo de Filtro ( Origem da Campanha)
Padrão de Filtro ( Escreva o nome do site que aparece em aquisição)
Clique em salvar.

Está bloqueado o spam.

Dica importante, existe centenas desses spam bots, criar um filtro pra cada levará bastante tempo.
A dica que dou é copie e cole todos os filtros no bloco de notas, em Padrão de Filtro, insira os nomes dos sites separando por | ficando assim darodar.com | zonerussian.com

Lembrando que só cabem 250 caracteres, se não couber todos spam, faça outros filtros.


#3

@casualpiercing,

Parece loucura, mas os Spam Bots funcionam da seguinte maneira:

  1. Eles aparecem nos relatórios do seu Google Analytics, geralmente no relatório de sites tipo Referral;
  2. Você fica muito feliz, imaginando que sua loja está começando a ganhar backlinks, o que é ótimo para o SEO;
  3. Curioso, você entra no site em questão para averiguar o conteúdo e checar onde está o seu link;
  4. Você descobre que é um site de conteúdo inapropriado para o tema que sua loja trabalha (geralmente são site com conteúdo pornográfico, daí para pior);
  5. Depois vem a fase do desespero: como retirar meu site de lá? Acontece que no site em questão não vai existir nenhum link seu, de fato;
  6. Você vai descobrir que caiu na Pegadinha do Mallandro, ou seja, o spam bot aparece no seu Analytics pra você averiguar e dar a este site spammer uma visita real! Isso vai ser bom somente para o SEO deste site e não para o seu.

Conclusão: Os Spam Bots não fazem mal algum para o SEO da sua loja ou site, mas incomodam muito e podem maquiar os seus resultados reais de visitas!

Boa dica, @casualpiercing!

Abraços


#4

Olá, casual.

Com o seu passo a passo conseguimos impedir futuras ocorrências de spam. Podemos criar um segmento avançado para limpar nosso histórico de dados (para isso teremos que selecionar este segmento toda vez que quisermos verificar os dados afetados pelo spam limpos). Segue passo a passo: http://www.ohow.co/stop-claim381811-copyrightclaims-org-referral-google-analytics/


#5

Oi, pessoal!

Sou novo aqui na comunidade e estive lendo alguns posts interessantes. Por coincidência, eu estava analisando o meu Google Analyitcs e notei muitas visitas vindas de um site estranho. Eu tirei um print:

Só este site marcou 56 sessões. Isto é um spam, certo?

Se for, tenho que seguir este passo a passo para eliminá-lo?

Abraço


#6

Boa noite, isso mesmo.
Só mudaria no ‘campo de filtro’ ao invés de Origem de Campanha, coloca “Nome do Host”, tem sido mais eficiente dessa maneira


#7

Deu certo! Obrigado pelas dicas!


#8

Olá pessoal. O Google Analytics tem algum telefone para suporte para aprender usar melhor a ferramenta? Ou vocês tem algum link que explica legal? E sempre acesso o meu naquela parte dos gráficos que mostra quantas acessos diários, e quais locais, cidades, etc. Quero saber também se eu consigo pegar os dados de qualquer URL para comparar meu site com um concorrente? Única conclusão que consegui tirar até hoje é que minha taxa de rejeição reduziu 15%, mas o número de sessões e usuários se mantém estável ainda.


#9

Creio no Google não exista esse suporte, aprendi muita coisa no youtube, para analisar a concorrencia e fazer comparativos existe a ferramenta do Moz, mas eh pago


#10

É Muito interessante estou estudando esta área também achei bastante confusa no começo. Mas estou começando a entender mais e melhor. Estudo muito pelo YouTube também.
Boa tarde.


#11

[DICA ANALYTICS PAINEL TEMPO REAL]

No Analytics no menu a sua esquerda tem o menu onde podemos medir as métricas.
Clicando em Tempo real/

visão geral - Você vai ver quantas pessoas estão online naquele exato momento.

locais - de onde as pessoas estão acessando.

origem de trafego - de onde a pessoa acessou seu site. Ex: se chegou através de um link do facebook, se foi digitando a url diretamente no navegador, se foi pelo Google etc.

conteúdo - qual parte do seu site a pessoa esta naquele momento.

eventos e conversões - é um assunto mais complexo, depois faco um tutorial explicando como criar eventos e medir as conversões.

Qual o objetivo de monitorar em tempo real?

Exemplo, você faz uma campanha no Facebook, cria uma landpage, ou qualquer outra ação na sua loja, você pode medir em tempo real, se as pessoas estão realmente clicando no link da sua campanha, se elas estão chegando na sua loja através das suas ações de marketing etc, assim se você fizer a campanha, poderá ver o resultado em tempo real.


#12

Li em vários sites especializados que o Google Analytics irá bloquear os spam boots automaticamente, sem necessidade de nos, criarmos filtros para fazer o bloqueio.

Ótima noticia.


#13

Boa tarde a todos! Tenho o Analytics configurado desde o início da loja e mesmo usando as configurações mais simples ele sempre trouxe dados importantes. Há cerca de uma semana eu descobri que eles tem uma galeria de painéis de controle compartilhado pelos usuários onde encontrei diversas ferramentas bem interessantes … entre as várias que instalei pra testar, tinha uma que facilita a visualização da RECEITA do site (= valor das transações realizadas no período escolhido). Achei legal e comecei a olhar por lá - é uma ferramenta extra para avaliar o retorno que os anúncios estariam gerando.

Porém, depois de poucos dias reparei que o Google Analytics começou a medir de forma errada: uma mesma venda ele acaba computando e, 4, até 5x! Em um dos casos, a mesma venda apareceu em dois dias e em 3 horários diferentes. Como eu sei que é a MESMA venda? Fácil: havia sido a única transação naquele dia e a ferramenta mostrava o valor e os itens vendidos.

Entrei em contato com o suporte do Google por telefone e apesar do rapaz ter sido super atencioso, a verdade é que ele não conseguiu resolver: disse que aparentemente toda a configuração estava OK e que não tinha muito o que fazer, que seria interessante eu procurar o suporte da minha plataforma (NuvemShop) pra verificar o que estaria acontecendo.

Hoje de manhã abri para acompanhar o site em tempo real por alguns minutos e havia um usuário iniciando processo de compra, e reparei que estava aparecendo o mesmo usuário com duas origens diferentes (se não me engano, Facebook e Referral ), como se estivessem ocorrendo duas compras simultâneas.

Minha pergunta é: alguém ai que use analytics já passou por algo assim e tem alguma idéia de como resolver? O suporte do Google é bacana pro adwords, mas bem fraquinho pro analytics.

Obrigada!

Patrícia


#14

Quando comecei a trabalhar com E-commerce notei que as maiores dificuldades para muitos empreendedores eram, fazer SEO e analisar as métricas através do Google Analytics.

Pensando nesse público, criei um blog com dicas tutoriais sobre o Google Analytics e o Google Tag Manager. Quem não sabe nada, ou sabe um pouco, lá você encontra dicas do básico ao intermediário.

Espero contribuir cm todos. obrigado
Segue o link do Blog

wwww.infometricas.com.br