Frete Gratis compensa?

frete

Boa tarde. Estou montando uma loja e tenho um monte de duvidas. Uma dessa é o frete gratis. Gostaria de colocar esta oferta por alguns produtos ou por um tempo determinado (esta semana todos os produtos tem frete gratis!). Já vi como configurar isso mas tem uma coisa que não entendo: quando eu vendo um produto preciso embalar ele, ir no Correio e enviar para o cliente. Neste caso eu, vendedor, pago o frete. Não posso dizer para o Correio “Olha, o cliente comprou este meu produto porque o frete é gratis”, certo? Então eu gasto um dinheiro para enviar o produto, mas este dinheiro não recebo de volta. Então compensa fazer isso? Como posso oferecer um serviço bom para o cliente se eu gasto dinheiro a toa?

Não existe “Frete Grátis” para os correios ou transportadoras. Se você não cobrar o valor do frete do seu cliente, vai ter que pagar do seu bolso. Então, na minha opinião, ou você embute o valor do frete (uma estimativa) no valor final do produto, ou vai ter prejuízo.

Eu mantive alguns itens mais caros com frete gratuito por um tempo (acrescentei uma média de R$ 30,00 no valor de venda), mas não vi vantagem em fazer isso. Hoje não tenho mais nada com “Frete Grátis” e o que observo é que quando o cliente realmente quer o produto, ele vai lá e compra.

As grandes lojas ainda oferecem o frete grátis, mas é difícil concorrer com quem compra em grande quantidade com preços e condições diferenciadas.

Obrigado pela resposta. Tambem eu acho esta forma de oferta não muito boa pra quem tem uma loja pequena. Se o Correio tivesse un custo menor para enviar pacote ainda daria, ma eu que vendo esmalte e produtos baratinhos não dá mesmo.