Instabilidade na plataforma

Como empreendedor vivemos atarefados cuidando de nossos negócios para que o mesmo prospere, enfrentamos e superamos diariamente diversos obstáculos e não nos sobra tempo para perder ou para lidar com problemas adicionais. e é por isso que venho aqui expressar minha indignação com a “Nuvem Shop”. Qualquer empreendedor que se preze busca ferramentas que ajudem seu negócio a prosperar e está disposto a pagar por isso. Agora quando investimos todas nossas esperanças em tal ferramenta e essa ferramenta deixa a desejar no seu propósito isso gera um desgaste, prejuízo, perca de tempo e decepção. é exatamente isso que esta acontecendo comigo nesse exato momento.

é muito frequente clientes nos relatarem instabilidades temporárias na plataforma ou em alguns tipos de aparelhos mobile que impede totalmente o cliente de efetuar a compra, já havia relatado alguns deles aqui antes e fui atendido e o problema depois de algum tempo desapareceu. mais repito. é constante os relatos de problemas na plataforma que impede de o cliente concretizar sua compra, e esta mais do que claro que é uma instabilidade ou mal funcionamento da plataforma.

Hoje o dia inteiro o sistema de calculo de frete ficou fora do ar… impedindo de realizarmos qualquer venda. mesmo a opção que existe dentro da plataforma de inserirmos um valor pré estabelecido para quando houver instabilidade no calculador de frete que é integrado aos correios, essa mesma funcionalidade não estava funcionando. ( a resposta que vão dar é que a instabilidade é nos correios. que é verdade ) porém é redículo que a plataforma não possua um calculador de frete independente integrado aos correios e que funcione independente dos correios. pois é assim que grandes marketplaces sobrevivem a essas instabilidades frequentes dos correios.

Em resumo estou tendo um baita prejuízo pois temos uma equipe de 5 pessoas dedicadas ao atendimento aqui na empresa que fica de mãos atadas quando essas mau funcionalidades aparecem. com um investimento mensal em marketing muito alto para obter fluxo em nosso site. daí em um dia como o de hoje simplesmente não realizamos uma venda se quer por causa de problemas da plataforma, começo a duvidar da capacidade da plataforma da nuvemshop.

Recentemente conversei com a Tami e com o Michel da nuvemshop para realizarmos uma parceria muito interessante de acompanhamento e aprimoramento da minha loja, vou retomar esse assunto e se nessa parceria não for possível resolver todas essas questão de forma eficiente além de outras, simplesmente vou procurar outra plataforma, e se isso acontecer vou me sentir ainda mais indignado pois dediquei muito tempo e dinheiro criando e aperfeiçoando minha loja.

Acredito no melhoramento contínuo porém espero que se tome providência, pois não sou o único a estar se queixando de mau funcionamento da plataforma.

Luiz Henrique Duarte

Realmente @maxdecor o serviço de estimativa de frete dos Correios é algo que não se pode confiar.
Sua sugestão para a plataforma implementar um sistema de redundância é uma boa.
O Pagseguro possuí um serviço para estimativa de frete, que poderia ser integrado via API, porém não sei se seria viável implementar na plataforma, mas visto que já existem outras integrações com eles, penso ser a melhor alternativa.
Outra opção seria usar um serviço de redundância pago (Ex. http://fastshipping.ciawn.com.br).
Ficam ai as sugestão para a plataforma, caso queiram melhorar a solução de estimativa de frete.
Forte abraço,
George Duarte

Obrigado pela dica George…

Identificamos a fonte do problema, por algum motivo o CEP da cidade onde estamos localizado não esta sendo identificado pelos correios… apenas coloquei o CEP de uma cidade vizinha como origem dos envio e a plataforma voltou a funcionar normalmente. Identifiquei esse problema usando o próprio site dos correios.

Pena que por isso perdemos um dia inteiro de vendas, a parte boa que o Michel da Nuvem Shop entrou em contato com a gente, esclareceu alguns pontos e vamos contratar o Plano Plus da Nuvem para aperfeiçoarmos nosso conhecimento e nossa loja :smiley:

Que bom que deu tudo certo e que o problema foi descoberto.

Sucesso e um forte abraço,
George Duarte

Esta resolvido em partes… acontece que é um problema geral dos correios e não exclusivo do meu CEP como imaginei. Cidades pequenas não possuem CEP de rua… e sim um único CEP para toda a cidade. Os correios não estão aceitando CEP da cidade para simulação… como estamos localizado em uma cidade pequena o problema estava na origem que era meu CEP… mais agora a coisa inverteu, estou com clientes que também moram em cidades que possuem um único CEP me relatando problema até agora. pois se tornou impossível comprar online quem mora em cidades que possuem um único CEP que e muito comum, agora vai saber se isso é uma anomalia no sistema dos correios ou é algo definitivo. enquanto isso as vendas despencam… :sob:

Eu testei seu frete com um destes CEPs (96180-000) e estimou normal para mim.
Conheço este problema pois sou natural de cidade pequena também. Já peguei problema com estes CEPs únicos em inúmeros sistemas.

São dois problemas:

1º em alguns ceps como o daqui o sistema nem calcula o frete… apenas disponibiliza a opção de retirar no local… **conforme anexo

2º quando o sistema calcula o frete na página de compras igual deve ter acontecido com você , o erro surge depois no “checkout” na finalização da compra… e apenas disponibiliza a retirada no local… mesmo tendo mostrado o frete corretamente antes.

Luiz tudo bem?

Até entendo o seu questionamento. Mas posso fazer uma ponderação?

Como a Plataforma vai adivinhar o valor que cada cliente irá pagar no frete? Há algum tempo já não é mais possível ter a tabela de frete de cada contrato de forma fora de sistema (webservice). Então pelo que eu sei não daria pra fazer isto não. Uma coisa legal que vai ser lançado em breve é o gateway de frete, que sem dúvida você poderá deixar na loja para ter mais opção para o cliente e claro quando acontecer dos correios ficarem fora você ter uma segunda opção para o cliente.

PS: Também tive problemas com clientes hoje na Xtech, Tray, PrestaShop e CiaShop com intermitencia o dia todo no webservice dos correios. Acredito eu que se dê pelo fato de hoje ter sido desligado o e-sedex para os contratos que o tinham.

Espero ter ajudado com esta questão
Um abraço e Boas Vendas
Mateus Toledo
www.mtsolucoes.com.br

Olá Mateus. ainda hoje (mais de 24 hrs) o sistema não esta funcionando, quem mora nas cidades que estão com problemas nos ceps não consegue concluir a compra… fiz testes em outras lojas da nuvem shop como a colcci e o problema é o mesmo… fiz o teste nos sites dos correios e surge a seguinte mensagem (Tarifa não cadastrada para região de tarifação ou cep informados)… meu CEP: 13380-000

acontece que fiz o calculo do frete em uma loja que utiliza outra plataforma (Inovarti) loja: http://www.boutiqueinfantil.com.br … e tudo funciona perfeitamente. mesmo a origem do erro sendo os correios. Provavelmente a Inovarti assim como outras plataformas não são loucos de ficar a merce dos correios e tenham um sistema próprio de calculo baseado e integrado nos correios funcionando independente.

A forma que a plataforma vai “adivinhar” o valor que o cliente ira pagar é a mesma forma que os correios utiliza, pois como disse vai utilizar as mesmas métricas dos correios pois seria integrado, porém independente. com atualizações diárias… sempre valendo a ultima atualização válida. não sei se isso é possível… mais sei que outras plataformas não estão com esse problema e nós sim.

nosso amigo georgeduarte, acima indicou um serviço (http://fastshipping.ciawn.com.br). que é um calculador… o slogan deles já fala tudo: **Não fique sem vender por conta de um sistema **
**instável. Seja Independente. Garanta que sua loja virtual esteja sempre operando. **
Conheça a nossa API.