Pesquisa Sobre o Black Friday

Pessoal tudo bem?

Estou fazendo uma pesquisa sobre como foi o Black Friday para vocês. Se puderem me ajudar… não vai levar nem 2 minutos. Depois vou transformar os dados dela em um post pra ajudar a nortear todo mundo que colaborou e também quem estiver começando.

Vou marcar alguns membros que sei que são mais ativos aqui apenas para começarmos a responder :slight_smile: @santtavaidade @diariointimo @Priscila_Make @zangwear @nokkfashionbrasil @sexshopnoatacado @galocamisetas @machevino @macci @cheesecakecia @bleufemme @luxo24h @santabellaperfumes @nerdshop4

Se puderem ajudar - https://goo.gl/forms/uh4bQ5IOrqNv4q622

Um Abraço
Mateus Toledo | MT Soluções

Oi Matheus! Então eu estou com pouquíssimo tempo para dedicar ao site. Trabalho em CLT e levo meu site e outros projetos em paralelo. Eu fiz uma venda de R$180 (pago pelo Pagseguro)em meu site no dia da black friday, lembrando que não faço vendas diariamente, não fiz quase nada de post nem divulguei através de anúncio pago no Facebook. Um dia quando eu tiver tempo para dedicar será melhor ainda.

Entendi @Priscila_Make É comum boa parte dos empreendedores serem CLT ainda :slight_smile: Se puder dar uma olhadinha na nossa pesquisa, não vai levar nem 2 minutos. Além deste BF queremos entender o que você imagina para o próximo. Depois de tabular todas os dados que vocês amigos da comunidade e outros lojistas, nós vamos divulgar o que a maioria dos lojistas fizeram e o que pretendem fazer para o próximo BF.

Um abraço

Oi Mateus, já respondi a pesquisa no email que vc tinha enviado mais cedo :slight_smile:
Mas antecipo aqui para os demais o ponto principal: não fiz muita coisa, apenas coloquei no site banners de alguns dos produtos em promoção e coloquei um anúncio específico no adwords.

Não vi diferença nem mesmo no volume de acessos, em relação à um dia normal, mas sinceramente não estava esperando nada demais, já que em absolutamente todas as reportagens e informes que já li sobre a Black Friday, sempre foi comentado que o forte da data são as vendas de eletrodomésticos, eletroportáteis e celulares. Uma única vez vi o segmento de perfumaria ser incluído nas pesquisas, mas lá pela 5a ou 6a posição, com representatividade muito baixa.

Acredito que para o meu segmento essa não seja uma data tão relevante. Claro que não dá pra simplesmente ignorar e não fazer nada, mas não é o meu foco.

Lembrando também que esta foi a minha PRIMEIRA black friday rsrsrsrs li muito a respeito e procurei me informar, mas minha experiência ainda é pequena :grin:

Show de Bola Paticia @santtavaidade

Então pelas respostas até aqui muita gente tem comentado que o BF é forte para eletrodomésticos, eletroportáteis e celulares… mas não é verdade… Este foi realmente o primeiro Black Friday sem tantos casos de “Black Fraude”. Cada vez mais os lojistas estão buscando baixar os preços e oferecer ofertas incríveis para queimar estoques e antecipar as compras de natal. Aqui na MT Soluções, participamos de um programa do Google que mostrou que ao menos 1/3 das pessoas que compram pela internet com frequência iriam usar a BF para antecipar as compras de natal. Vale lembrar que antecipando a pessoa sabe que irá chegar até o natal e consegue usar a primeira parcela do décimo terceiro. Você pode ver que dentro das lojas da nuvem shop eletrônicos ficou bemmmmmmm atrás de produtos de beleza - https://www.nuvemshop.com.br/blackfriday-2016

Mas fico feliz que passou pela primeira BF pensando em melhorar para a próxima.

Assim que consolidar toda a pesquisa você receberá os resultado :slight_smile:

E mais uma vez obrigado por colaborar.

Um Abraço

Olá Mateus, eu respondi sua pesquisa…

Já deixo aqui a minha opinião sobre o Black Friday, eu não acredito nesse modelo de promoção,por que como estou sempre pesquisando valores, o que reparei esse ano foram, lojas aumentando os valores duas semanas antes e depois colocam o preço normal, dissendo ser promoção, por isso não participei, eu acredito que você oferecer um preço melhor é o que mais faz vendas, somente essa semana divulguei um produto utilizando facebook e tive bastante retorno…mais pelo preço do que por promoção…

Abraço
Ana Nery

www.vialovers.com.br

@Mateus_MT-Solucoes, só pra compartilhar uma informação que vi hoje, se não me engano no E-Commerce Brasil:

Categorias com maior volume de pedidos na Black Friday 2016:

1. Eletrodomésticos
  2. Telefonia / Celulares
  3. Moda e Acessórios
  4. Eletrônicos
  5. Informática

Maior Volume Financeiro de pedidos na BF 2016:

1. Eletrodomésticos
  2. Telefonia / Celulares
  3. Eletrônicos
  4. Informática
  5. Casa e Decoração

Num outro levantamento relacionado ao E-Bit, o segmento de perfumaria aparecia em 4 ou 5 lugar no ranking mas não como volume de VENDAS, mas sim como um dos segmentos onde foram verificados maior número de promoções ou promoções mais significativas (não lembro exatamente).

Eu vi os números da NuvemShop, na verdade entrei algumas vezes durante o dia e acompanhei “ao vivo”. Faço duas observações sobre eles:

1. Não há uma comparação do quanto esse número representa de aumento em relação a um dia comum. Foram boas vendas, OK … mas pode ser que seja quase a mesma coisa de um dia qualquer, não tenho os dados pra comparar então não dá pra ter uma idéia real. ( #Ficaadica equipe Nuvemshop: divulgar um comparativo entre os números de um dia comum com o da BF :wink: )

2. Esse número de hoje não se refere à data Black Friday, e sim às vendas realizada A PARTIR daquela data. Entrei agora e mostra lá que é um número atualizado até menos de 5 horas atrás (estou escrevendo em 29/11, 3a feira, as 16:30hs), por isso não consigo levar 100% em consideração. Como referência, guardei na memória a informação que vi no sábado pela manhã: indicavam uma média de 6000 pedidos realizados até aquele momento (dividi o valor em R$ das vendas pelo Ticket médio).

@santtavaidade

Gostei das suas colocações.

1- @NatiNS @Alejandro_Vazquez Tem esta info para nos passar?

2- Então é só da BF sim… Se lembre que muitos compram via boleto, e leva alguns dias para compensar. por isto o número real deve fechar nos dois próximos dias. :wink:

Oi @Mateus_MT-Solucoes e @santtavaidade, tudo certinho??

Achei ótima a ideia do comparativo e acredito que na semana que vem lançaremos dados mais consistentes sobre isso. Mas é possível ver esses dados dentro do analytics ou até mesmo dentro do seu Administrador Nuvem, na parte de estatística avançada, onde você pode buscar a sexta anterior e depois a sexta da Black Friday. Mas no geral, esse ano, foi em torno de 8 vezes maior o número de acessos.

Eu acredito que em tempos de crise, acaba vendendo que dá mais descontos real mesmo e quem faz uma boa campanha antes. Para mim, o segredo é instigar o cliente, contando que há desconto e que haverá benefícios que não tem no dia a dia.
Meu namorado tem loja virtual e ele não começou vendendo muito bem na BF, mas depois que começou anunciar tudo que estava em promoção durante o dia, no Facebook, as vendas subiram. Então por mais que nas pesquisas eletrodomésticos e eletrônicos estejam no topo, acredito muito que a questão de “instigar” o cliente e fazer campanhas ajudem bastante!

oi @NatiNS, os dados comparativos referentes à minha loja eu tenho rssrsr falei de uma maneira geral, no conjunto das lojas que fazem parte da plataforma mesmo :wink:

Ahhh sim! haha Acredito que semana que vem lançaremos um relatório mais detalhado sobre isso aí aviso! :wink:

Fala Mateus,

Tudo ótimo e vc?

Cara, confesso que foi um tanto quanto difícil fazer esse blackfriday. Como agora eu faço Senai eu fico literalmente sem tempo para acompanhar os dados do analytics :confused: . Minha namorada ajudou bastante na campanha e conseguimos entender um pouco mais do público que precisamos atingir, sem ela não seria nada <3. Acabei de responder a pesquisa.

Grande abraço.

Show de bola… Até sexta vamos divulgar o resultado :slight_smile:

Vocês conseguiram dar uma olhadinha?