ERRO NO Titulo para SEO das CATEGORIAS

Bom dia/noite a todos.

Há um tempo atrás analisando o HTML do meu site e também de outros da plataforma para ver se o problema era só comigo, acabei percebendo que o TITLE que nós escolhemos para SEO para as OPÇÕES DO MENU (categorias) é MODIFICADO e IMPLEMENTADO um adendo automaticamente por padrão: " | Filtrado por Mais Vendidos " ou algo do gênero, isso em todas as categorias do menu.

(Para verificar, entre na sua loja abra alguma aba do menu e aperte CTRL + U, após na página nova CTRL + F e pesquise por: title, o que estiver dentro da tag é o que é mostrado para o navegador, repare que esse adendo é adicionado)

Aparentemente pode não parecer nenhum problema, só que tecnicamente falando de SEO e ranking no google é EXTREMAMENTE PREJUDICIAL principalmente para novos E-Commerces, pois acaba ultrapassando o limite do TITLE padrão do google adicionando “…” além de acrescentar informações inúteis para nosso SEO que só o prejudicam. Não entendi a lógica ainda, você escolhe um TITLE para SEO e ele é automaticamente modificado pela nuvemshop e acrescentado.

Já reportei para nuvemshop a falha, que pelo que observei pode ser facilmente resolvida adicionando uma categoria em branco ou simplesmente tirando essas adições automáticas de title.

Enfim como não obtive solução entrando em contato com a nuvemshop e a resposta dada foi:

_"já anotei isso como sugestão de melhoria e vou garantir que ela chegue para nossos desenvolvedores, viu? _
Só que como isso pode demorar e também não podemos garantir que isso será implementado, não consigo te passar um prazo. "

Vim aqui no fórum saber se alguém conhece alguma maneira de arrumar isso, alguém pode me ajudar? infelizmente não posso aguardar por algo que não existe prazo e atualizações sobre… enquanto isso a mensalidade é todo mês debitada da minha conta automaticamente e para pagar preciso vender! As Categorias do MENU são extremamente importantes para SEO.

Desde já agradeço a todos!!

Olá, tudo bem?

Por se tratar de uma configuração padrão para todas as lojas da Nuvem Shop, acredito que é necessário entender se isso realmente impacta no posicionamento.

Você já teve algum impacto por causa disso?

Se sim, recomendo que entre em contato com o nosso suporte nessa conversa que já teve sobre esse assunto, e passe esses dados e evidências para os desenvolvedores analisarem.

Com esse tópico acredito que outras lojas também possam compartilhar se já tiveram algum problema similar com impacto no SEO, mas o ideal é seguir conversando com o suporte e enviar mais evidências se necessário.

Sucesso!

Boa tarde Alan, não tem como eu te dizer que já tive algum impacto para SEO porque nunca utilizei sem este complemento na nuvemshop.

Mas isso é uma coisa obvia, quem pesquisa no Google ex: “Sapatos de couro | Filtrados por mais vendidos”, a resposta é: NINGUÉM, ou talvez 1 entre 1 milhão.

Uma boa configuração de SEO necessita estar dentro do limite de decaracteres exibidos pelo Google o qual exibe ± 60 caracteres (Isso é o básico que já tem como “provar” que essa frase adicionada automaticamente nos prejudica) só a frase adicionada automaticamente contem cerca de 29 além de ser irrelevante e prejudicial para os buscadores.

Pense comigo vamos supor que queria utilizar o title para SEO: Brinquedos de Montar Marca LEGO, +500 peças | Robótica Toys (59 caracteres) quase estourando o limite do google, irá ficar: “Brinquedos de Montar Marca LEGO, +500 peças | Robótica Toys | Filtrados por mais vendidos” (89 caracteres). Agora me diz uma pessoa pesquisa no google “Brinquedos de montar lego”, o buscador irá apontar o concorrente que tem o SEO configurado e dentro dos padrões, ou a loja que ultrapassa a quantidade limite de caracteres com palavras irrelevantes na pesquisa? Talvez se seu domínio tiver um PA e DA alto referente aquele termo, ele seja incluído nos resultados, ou se você não tiver concorrentes segundo as palavras chaves, também. Mas não é o caso de acredito que 99% das lojas, afinal, qual termo não existe concorrência e como rankear um termo utilizando palavras que não interessam?

A própria nuvemshop no tópico para SEO de categorias cita os limite de caracteres e sua importância:

" * Pense nas palavras-chave e nos produtos que estarão vinculados á estas categorias, o uso das palavras chaves nesse tipo de configuração, principalmente na descrição de SEO da categoria.

• As palavras-chave mais importantes devem sempre começar pela esquerda.
  • No Título para SEO use o nome da sua marca sempre no final. Não se esqueça que 70 é o máximo de caracteres.
  • Na Descrição para SEO evite falar sobre os produtos em si, fale sobre os diferenciais que o cliente vai encontrar ao comprar na minha loja"

link: https://atendimento.nuvemshop.com.br/mais-acoes/seo/como-configurar-o-seo-da-minha-loja

Como disse, já tentei entrar em contato com o suporte e não foi foi eficiente, por isso recorri por aqui. Você não pode enviar esses dados para os desenvolvedores ou se tiverem, equipe de SEO para analisarem?

Simplesmente é obvio que isso é uma falha que passou despercebida, a própria nuvemshop cita o limite de caracteres e por uma frase adicionada automaticamente ultrapassa provavelmente sem o consentimento. Como eu disse todos os outros TITLES para SEO funcionam normal, menos os da categorias que possuem esse “bug” vamos dizer e só analisando mais profundamente como ensinei ou pesquisando a sua própria loja no google com o termo “site:” antes do url consegue-se perceber.

Por favor, você não consegue nos ajudar?

Desde já agradeço pela atenção!
Atenciosamente,
Rafael.

Entendi Rafael.

Obrigado pelo contexto.

Nesse caso realmente recomendo que entre em contato novamente com a central de atendimento para passar essas informações de forma detalhada, como fez nesse post.

Assim é possível direcionar essas informações para os desenvolvedores analisarem, já que eles atuam para deixar a plataforma cada vez mais otimizada.

Por aqui realmente não conseguimos levar o caso diretamente para eles.

Sucesso!