Sobre Cupom de Desconto e adicional de Cupom de Presente (Brinde)

Oferecer apenas descontos podem ser um erro no Marketing de um ecommerce nessa nova década.

Com o avanço das tecnologias e estratégias de marketing, o crescimento da entrada de novas lojas virtuais estão em alta, quem não se empenhar em conectar mais a fundo com sua audiência ficará para trás.

• Cupom de Presente (Brinde)

Uma das estratégias mais fortes da minha empresa são os presentes (brindes) que ofereço ao meu cliente para atingir um determinando valor do pedido, elevando meu ticket médio. É uma estratégia poderosa que potencializa as vendas.

Sobre a estratégia:
Para que a venda ocorra com sucesso, preparo presentes que despertam desejos do meu público alvo. Não são apenas lembrancinhas (eca), são produtos relevantes que agregam valor no dia-a-dia dos meus consumidores. A conversão é excelente nas vendas.

A funcionalidade está até mesmo em plataformas mais simples. Ao incluir o cupom, ao invés de ser aplicado um desconto, aparecerá uma descrição (que pré determinamos. Ex.: Parabéns! Você conseguiu conquistar o seu presente, uma linda Bolsa).

Hoje para que essa estratégia seja efetuada na NuvemShop temos que contornar a situação, colocando o nome do cupom o mais próximo da campanha do presente e descontando R$0,01 da venda. O que fica bem deselegante aos olhos do cliente.

• Cupom limitado - Apenas um por pessoa
Outra funcionalidade que fiquei em choque por não ter na plataforma, foi a forma de limitações do cupom. Vamos analisar o meu cenário.

Tenho uma campanha que gosto de trabalhar, a Campanha de R$20 de Desconto para uma próxima compra acima de um valor determinado. Essa campanha eu uso, para retornar um cliente auxiliando no ticket médio e compensando o meu CAC - Custo de Aquisição por Cliente.

Porém ela é utilizada de tempos em tempos, e a plataforma não me ajuda com a organização desse cupom. Não tem opção de limitar um por pessoa, apenas se eu criasse um cupom direcionado para cada pessoa.

Agora imagina o tempo e trabalho que tenho de criar 1 cupom para cada cliente, para que ela possa utilizar apenas 1x, com uma média de 100 pedidos ao dia. São mais de 100 cupons parados no meu sistema Uma estratégia tão boa, porém a plataforma não me ajuda a executá-la com menos trabalho, gastando mais do meu tempo por algo que seria bem simples. E tempo é dinheiro!

Se eu deixar o cupom ilimitado, os clientes poderão usar a todo momento, o que acaba trazendo prejuízos para vendas e quebrando minhas estratégias de marketing para campanhas.

Chega a ser engraçado o quanto a NuvemShop está atrasada nesses pequenos detalhes, quanto a plataformas bem menores que ela. Fica aí reflexão.

Att., Sue Ferradi
Diretora Executiva
Suzzure Joias